
Cada vez mais brasileiros decidem viver no exterior. Entre janeiro e julho deste ano, 21,8 mil pessoas pediram à Receita Federal a Declaração de Saída Definitiva do País, um número já próximo dos 23,1 mil registrados ao longo de todo 2018. E, desde 2011, esse tipo de solicitação só cresce, sendo que o maior salto ocorreu entre 2015 e 2016 ; de 14,9 mil para 21 mil pedidos. Com isso, já passa de 3,5 milhões o total de brasileiros que emigraram, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores.
Fazer as malas não é algo tão simples. Entre o momento da decisão e a conquista de estabilidade no exterior, há muitos obstáculos, que vão da burocracia à saudade de casa, passando pela adaptação a uma nova cultura. Veja abaixo algumas dicas para tornar sua jornada menos difícil. Vamos a elas:
1. Informe-se e prepare-se para muita burocracia
Informe-se o máximo possível sobre quais são as leis e que documentos são exigidos para que um brasileiro se torne morador do país no qual você quer viver. Há países mais receptivos a brasileiros que outros, ou mesmo aqueles que não exigem visto de entrada.
De maneira geral, contudo, esteja preparado para preencher formulários, esperar por respostas e descobrir novas pendências ao longo do processo. Uma boa fonte de informação podem ser sites especializados, alguns deles feitos por gente como Camila Aldrighi, 26 anos. Ela é criadora do Maracujá Roxo, blog no qual dá uma série de dicas para quem deseja morar em Portugal, país para onde se mudou há três anos, para fazer mestrado.
2. Tenha o melhor domínio possível do idioma antes de ir
A falta de domínio da língua costuma ser o primeiro grande obstáculo para a adaptação no exterior. Muitas oportunidades podem ser perdidas.
3. Esteja aberto para mudar de planos
As surpresas são muitas em terras estrangeiras. Por isso, não se desespere se, no começo, as coisas não saírem como planejado. O emprego desejado pode demorar um pouco e às vezes até uma mudança na área de atuação pode ser necessária.
4. Saiba que a vontade de voltar vai surgir
A saudade da casa, dos parentes e dos amigos é algo bastante presente nos relatos dos três. E foi preciso muita força de vontade para permanecer até que surgisse o sentimento de que valia a pena.
5. Prepare-se para muitas mudanças
Novo país significa nova cultura, ou seja, maneiras diferentes de se comportar, de socializar, de reagir. É preciso estar pronto para se sentir um tanto deslocado e ser constantemente surpreendido no começo. Em vários momentos, você se lembrará que é um imigrante.
6. Controle suas expectativas
É importante não deixar a fantasia de uma vida perfeita e maravilhosa dominar você, porque isso muito provavelmente levará à decepção. A vida fora do Brasil, com certeza, não é perfeita. Tem lados positivos, mas também tem muitos negativos, como qualquer lugar no mundo.
7. Prepare-se para aprender e amadurecer
Mesmo com saudade, a experiência tem valido a pena para muitas pessoas. O Brasil tem muitas qualidades, mas viver em outro país, estar sempre fora da zona de conforto, alerta e se sentir cada vez mais capacitado, te faz crescer muito.